quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Visita à Padaria



No dia 4 de Dezembro, fomos visitar a padaria de Sines, "Padaria Lino da Silva".
O senhor padeiro explicou-nos como se faz o pão. Primeiro, mistura-se a farinha, a água e o fermento e amassa-se tudo muito bem. Depois, deve-se aguardar duas horas para que a massa fique pronta. Após esse tempo, o padeiro tira pedacitos de massa, molda o pão, coloca-o no tabuleiro que depois irá ao forno, durante uma hora, para cozer. Ao fim desse tempo, o pão é retirado com uma pá muito comprida e está pronto a ser consumido.
Hum…quentinho e barrado com manteiga é uma delícia!:)

Projecto "Horta Pedagógica"

No dia 27 de Novembro iniciamos o nosso projecto “Horta pedagógica” que estamos a realizar em conjunto com o Sector do Ambiente da Câmara Municipal de Sines. A primeira sessão foi sobre a compostagem. Através da compostagem iremos transformar os restos de alimentos em adubo biológico para a nossa horta que temos na escola.
A Eng.ª Elisabete Silva trouxe-nos um compostor. Ela e a nossa professora explicaram-nos como deveremos proceder para o utilizar. Primeiro devemos colocar galhos de árvore, palha, casca de eucalipto e de pinheiro no fundo do compostor. De seguida colocaremos por cima uma camada de terra e de folhas secas, logo depois colocaremos uma camada de restos de alimentos naturais (cascas de frutas, restos de legumes crus) que recolheremos na cozinha da cantina da nossa escola e em casa com a colaboração dos nosso Encarregados de Educação; cobrimos tudo com folhas secas, regamos com água e colocaremos uma nova camada de restos de alimentos seguida de uma nova porção de folhas secas e um pouco de água e assim será sucessivamente até enchermos o compostor. Aguardaremos alguns meses e ao fim desse tempo o nosso adubo estará pronto a ser utilizado na nossa horta.

Actividades Experimentais


    Nós, de quinze em quinze dias, realizamos experiências muito interessantes onde nos sentimos verdadeiros cientistas. Neste 1ºperíodo fizemos as seguintes experiências: “As Flores invulgares” com a qual conseguimos que cravos brancos ficassem matizados de azul, utilizando corante na água que os alimentava; “A Palhinha Ensaboada” onde observámos fósforos, na água, a afastarem-se de uma palhinha na qual tínhamos colocado sabão; “O esparguete que dança” onde observamos pedacitos de esparguete a dançar na água quando nela misturámos vinagre e bicarbonato de sódio e por fim "Marcadores" onde observámos tinta colorida de canetas de feltro espalhar-se pelo papel à medida que a água, por ele absorvida, subia e o molhava.
Adoramos aprender assim!