quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assembleia de Turma - Diálogo sobre situações de Formação Cívica

Todas as quintas feiras, na hora de Formação Cívica fazemos Assembleia de Turma onde refletimos sobre as regras esbelecidas pelo bom funcionamento da escola e pelo bom ambiente entre todos. Refletimos sobre as atitudes corretas e menos corretas que temos para com os nossos colegas, funcionários e professores da escola.
 A Madalena, que é a Delegada de turma, distribui um papelito por cada um de nós; cada um escreve no seu papelito o comportamento correto ou incorreto que viu acontecer durante a semana e sobre o qual pensa ser importante refletir em conjunto. Depois cada um, na sua vez, diz o que escreveu e em conjunto dialogamos e damos a nossa opinião sobre esse comportamento e damos conselhos para que  não se volte a repetir.
A Madalena regista tudo nas folhas de registo (a situação que aconteceu e a nossa sugestão para melhorarmos) por fim falamos ainda sobre a situação de formação cívica que levámos para casa para refletir em conjunto com o nosso encarregado de educação, a qual é assinada por nós e por ele, lemos  as conclusões a que chegámos e levamos uma nova situação para ser discutida em casa e apresentar na próxima aula de Formação Cívica.




 Reflexão de situações de Formação Cívica, em casa, com Enc. de Educação:

Exemplos de situações para refletir com o Enc. de Educação, em casa:
SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO CÍVICA -1 -


O Manuel partiu a régua do Rui e não lhe contou. O Rui desconfia do Pedro e acusa-o por mais que ele lhe diga que não é o culpado. O Manuel assiste a tudo calado.Quem está errado? O Manuel ____ O Rui_____ O Pedro_______
Porquê? ________________________________________________________________________

Aluno:______________________ Enc. Educ:______________________________


- - - -  - - - - -  - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - -   --  --  -- - - - - - - - - -  - - -- -  - - -- - - - - - - - - - -  - - - - - -  -  - - - - -
SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO CÍVICA -2


O Pedro hoje não deixou o Ricardo brincar porque ele é de etnia cigana.
Concordas com o Pedro? Porquê?
_____________________________________________________________________________
Aluno:______________________ Enc. Educ.__________________________________


terça-feira, 24 de maio de 2011

Concurso "indisciplina não é para mim"

Nós fizémos um pequeno video para concorrermos ao concurso que o eixo do TEIP do nosso Agrupamento, responsável pelo tema "Indisciplina", organizou. O concurso chama-se "Indisciplina não é para mim".
A nossa professora e os professores das A.E.C. ajudaram-nos a escolher o que fazer e a a ensaiar. Nós dramatizámos uma situação que muitas vezes acontece nos intervalos quando alguns meninos por terem caraterísticas diferentes dos outros acabam por ser rejeitados. É uma situação onde acontece "bulling" mas no final fica tudo bem. O nosso filme chama-se "O menino dos óculos".
Adorámos ser atores e atrizes, sentimo-nos especiais parecia que eramos da série da TVI "Morangos com Açucar".

Actividades na biblioteca da nossa escola, E.B.nº3

Alguns dias na semana, depois do almoço, enquanto esperamos pela hora de entrar nas aulas da tarde, temos o hábito de ir até à biblioteca da nossa escola. Lá fazemos actividades variadas. Alguns meninos aproveitam para pesquisar sobre a matéria que estamos a estudar nas aulas, outros preferem fazer leitura lúdica e há quem prefira jogar jogos ou até ver um filme de DVD.
A nossa biblioteca é um espaço muito agradável. A Professora Luísa que lá trabalha ajuda-nos por vezes na leitura e a fazer pesquisas. A nossa professora Suzete Patrício fala com ela sobre as nossas capacidades e as nossas dificuldades e assim a Professora Luísa consegue ajudar-nos melhor, o que é muito bom
.





segunda-feira, 23 de maio de 2011

P.I.T. - Plano Individual de Trabalho - Uma forma diferente de trabalhar e que adoramos.

Na nossa turma, todos os alunos têm um P.I.T. que é um documento onde estão registadas actividades de Língua Portuguesa, de Matemática e de Estudo do Meio, com vários níveis de dificuldades. Cada um de nós é responsável por realizar o seu P.I.T. e avança segundo o seu ritmo de trabalho e os seus conhecimentos. A professora diz-nos que assim está a fazer diferenciação pedagógica pois todos aprendemos de forma diferente e isso deve ser respeitado. Assim, alguns meninos com mais conhecimentos e mais rápidos na realização das tarefas já estão nos últimos níveis, outros meninos ainda estão em níveis iniciais, mas não faz mal porque o que interessa é realizar todos os níveis respeitando o tempo de cada um. Até porque podemos fazer sozinhos ou pedir ajuda aos colegas e às professoras.
Há na sala o cantinho da Matemática, o cantinho da Língua Portuguesa e o cantinho de Estudo do Meio. É nesses cantinhos que estão os ficheiros que utilizamos para realizar as tarefas registadas no P.I.T. e assim superar os diferentes níveis apresentados.
Gostamos de trabalhar com o P.I.T. porque podemos fazer as tarefas ao nosso ritmo, sem pressas e sem medo de não conseguir, porque sabemos que temos ajuda se precisarmos e para além disso o P.I.T. parece, tal como o nosso colega João diz, a nossa "Playstation". Parece que estamos a jogar nela mas sem utilizar teclas, uma vez que também no P.I.T. temos que superar vários níveis para chegarmos ao fim e vencer.
             

                               






Atividades do Projeto PAM

 No dia 4 de Maio, fomos à E.B.nº2 de Sines para realizar atividades do projeto PAM. Foi muito giro porque realizámos atividades práticas na área da Matemática que nos obrigaram a pensar. Algumas só conseguimos resolver com ajuda da professora outras fizémos sozinhos. Foi uma manhã divertida.