sexta-feira, 26 de março de 2010

"Painel da Primavera"

     Hoje, para assinalar o final do segundo período e a chegada da Primavera, realizámos com todos os nossos colegas do 1º ciclo, da nossa escola, E.B. 3 de Sines, um lindo e enorme painel sobre a Primavera. Todos participámos com muita alegria. Foi muito divertida esta actividade porque nos permitiu conviver uns com os outros e dividir tarefas. Ficou tão bonito!




quinta-feira, 25 de março de 2010

Vicent Van Gogh- o pintor da natureza e das cores quentes

    Na última sessão de "Escola com Arte", do segundo período, aprendemos que Vicent Van Gogh foi um pintor que durante a sua vida pintou a natureza (flores, o campo, o sol) e utilizou cores quentes nas suas obras (amarelo, laranja e vermelho). Observámos algumas das suas obras e utilizámos a sua técnica para realizarmos os nossos trabalhos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Saber estar na escola e saber ser amigo - articulação da aula de Língua Portuguesa (P.N.L.) com aula de E. Dramática.

     Durante o segundo período trabalhámos a obra "Andar na escola é fixe". Este livro fala da como nos devemos comportar na escola de forma a sermos bons alunos e bons colegas.
     Nas aulas de Língua Portuguesa lemos os textos da obra, falámos sobre eles e respondemos a questões sobre eles. Na aula de Expressão Dramática dramatizámos algumas situações presentes no livro.
     Com este livro aprendemos que para ter amigos devemos tratá-los bem, não devemos brigar nem colocar de lado colegas, porque todos somos importantes. Devemos brincar todos juntos pois para termos amigos devemos comportar-nos também como amigos.

Dia D: "Dia Diferente"

     Hoje, dia 24 de Março, a Unidade de Multideficiência, alguns professores e alunos de Educação Especial do nosso Agrupamento, vieram realizar na nossa escola actividades diversas onde vivenciámos e sentimos algumas dificuldades que as crianças portadoras de deficiência sentem no seu dia-a-dia. Na primeira actividade tinhamos que conseguir abotoar só com a mão esquerda vestuário (camisa, casaco...); na segunda actividade tivemos que andar de cadeira de rodas, ultrapassando obstáculos, tarefa que foi para nós a mais difícil. Na terceira actividade tivemos que nos deslocar só com uma perna (pé-coxinho); na quarta deslocámo-nos equilibrando com a boca uma colher com um rebuçado, sem o deixar cair. Na quinta actividade caminhámos com uma venda nos olhos, tendo como guia um colega. Na sexta e última actividade comunicámos com os nossos colegas, por mímica. Por fim avaliámos as actividades e escolhemos a que mais gostámos, que foi a actividade em que vivênciámos as dificuldades da pessoa cega.
    Estas actividades foram muito importantes pois descobrimos que é muito complicado ter deficiência. 


Pantas e animais - Articulação entre as A.E.C. e Estudo do Meio

      Durante este segundo período, trabalhámos nas aulas de Estudo do Meio os animais e as plantas, assunto que também trabalhámos nas Actividades de Enriquecimento Curricular. Assim, nas aulas de Educação Física realizámos jogos ("polvo", "raposa", "gato e rato") nas aulas de natação nadámos como o golfinho e o sapo, nas aulas de Educação Músical cantámos canções e realizámos danças acompanhadas de instrumentos, sobre os temas; nas aulas de Expressão Dramática realizámos jogos de exploração de corpo e voz (mimámos animais). Nas aulas de Inglês aprendemos alguns nomes de animais e plantas e construímos, no final, um painel que ficou muito giro.

      

Plantar sobreiros... actividade com os colegas do 12º ano da Escola Secundária Poeta Al Berto

      Dia 22 de Março, de 2010, os nossos colegas do 12º ano da Escola  Secundária Poeta Al Berto vieram à nossa sala para nos falarem do sobreiro e assim comemorarem connosco a chegada da Primavera e o "Dia da Árvore", que foi dia 21 de Março. Aprendemos que o sobreiro é muito importante porque fornece a cortiça que tem várias utilidades (construção de rolhas para as garrafas, malas, bancos e outros objectos). Aprendemos ainda que o sobreiro é importante porque purifica o ar e que a cortiça deve ser retirada dos sobreiros de nove em nove anos. Ficámos também a conhecer os principais animais que habitam o montado e as plantas que nele são mais frequentes. Depois com cortiça construímos objectos muito giros: ovelhas; sobreiros pequeninos; pulseiras; colares e anéis. Finalmente fomos todos juntos plantar sobreiros no recinto da escola. Foi uma tarde muito interessante, recheada de descobertas.
Queremos muito que os colegas do 12º ano regressem de novo à nossa sala para nos ensinarem mais coisas novas. Adorámos trabalhar e estar com eles.



terça-feira, 23 de março de 2010

Presente para o "Dia do Pai"- Articulação com a aula de Inglês

      No dia 16 de Março de 2010 elaborámos com as nossa professora Suzete Patrício e com a professora de Inglês Paula Porta Nova presentes para oferecer ao pai, no "Dia do Pai". Construímos um lindo diploma que plastificámos e ainda um postal giríssimo. Os nossos pais adoraram a surpresa e retribuiram-nos com um grande beijinho de agradecimento. 

Um amigo muito especial: - O espantalho Zequinhas.

      Dia 12 de Março construimos um amigo muito especial, um espantalho para a nossa horta, o qual baptizámos de Zequinhas. O Zequinhas foi elaborado com palha e roupa que trouxemos de casa e que já não nos serve, pois era nossa quando eramos pequenitos. Foi complicado no início da sua elaboração e ao mesmo tempo uma descoberta pois não imaginávamos como iria ficar, mas a cada minuto que passava o Zequinhos foi tomando forma e ficou um espantalho muito engraçado. Arranjamos-lhe um amiguinho para ele não se sentir só, o coelhinho "Orelhas"que colocámos sobre seu ombro. O Zequinhas irá cuidar da nossa horta de forma muito ajuízada e nós prometemos visitá-lo todos os dias quando a formos regar e lhe tirar as ervas daninhas.


     


A nossa Aldeia em 3D

      No dia 9 de Março, de 2010, iniciámos a construção da nossa aldeia em 3D. A partir dos conhecimentos que adquirimos em Matemática elaborámos sólidos geométricos para construir as casinhas da aldeia e o moinho. Fizémos uma rosácea para ser a vela do moinho e a partir do desenho de figuras geométricas construimos uma ponte e um lago. Depois aplicámos os conhecimentos adquiridos na área de Estudo do Meio e com terra fizemos montanhas com neve, um vale, um planalto, uma planície, um rio com a sua respectiva nascente, uma ilha e com papel de alúminio construimos o mar e ainda uma ilha. Foi um trabalho demorado mas que adorámos realizar.   

Hora do Conto "Grávida no Coração"

     No dia 9 de Março de 2010, a Carina e o Telmo do Projecto À Priori vieram visitar-nos e contaram-nos uma história lindíssima sobre a importância de se ser mãe de coração mesmo que não se tenha sido biológicamente. Com essa história compreendemos que o mais importante é o sentimento de amor que aquela pessoa que, todos os dias, se relaciona connosco e nos educa, tem por nós, mesmo que não seja verdadeiramente a nossa mãe ou o nosso pai. Compreendemos também a importância da amizade e dialogámos sobre as pessoas que guardamos no nosso coração: família, amigos, professores e alguns vizinhos. No final fizémos o desenho de um coração enorme e lá dentro desenhámos as pessoas mais importantes para nós e pelas qual temos muito muito amor.

Teatro de Fantoches "Aldeia da Confusão" na Secundária Poeta Al Berto

      No dia 3 de Março de 2010 fomos convidados pelos nossos colegas da Escola Secundária Poeta Al Berto a assistir ao teatro de fantoches realizado por eles, intitulado: " A aldeia da Confusão". Foi girríssimo, pois pudémos interagir com os fantoches ao longo do desenrolar da história que foi muito divertida. Rimo-nos imenso e no final da peça respondemos oralmente a questões sobre ela. Esperamos que nos convindem mais vezes.