quarta-feira, 12 de maio de 2010

Visita de Estudo ao Centro de Saúde de Sines

    Hoje, fomos visitar o Centro de Saúde de Sines. Fomos recebidos por uma senhora muito simpática, a enfermeira Ângela que nos explicou o que fazia no seu dia a dia como enfermeira e nos mostrou os vários espaços existentes no centro de saúde: a sala de espera, a sala das vacinas, sala de vacinação, sala de tratamentos, guiché dos administrativos, saúde materna e planeamento familiar, sala de saúde infantil, sala dos diabéticos e de hipertensão. Visitámos ainda os gabinetes dos médicos.
Foi uma visita muito interessante que adorámos imenso.
 


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Feira dos Minerais na Secundária Poeta Al Berto

    Hoje, os colegas do 11º ano da Secundária Poeta Alberto convidaram-nos a ir à feira dos minerais realizada por eles. Lá encontrámos muitos objectos construídos com minerais diversos (pulseiras, colares, fios, brincos, porta-chaves, pisa-papéis, anéis, ímans e etc.). Depois fomos assistir a uma palestra onde os colegas do 11º ano nos explicaram como se realizam as explorações mineiras  e os problemas que podem causar no meio ambiente. No final, mostraram-nos exemplos de minerais extraídos das minas em Portugal e deram-nos uma ficha de trabalho onde aplicámos o que aprendemos.
    Gostámos imenso de estar com eles.

Exposição do Projecto "Escola com Arte"

    A exposição dos nossos trabalhos realizados ao longo do ano, no nosso Projecto de turma, "Escola com Arte" já está marcada. A publicidade sobre ela vem no Sines em Agenda, um periódico do Centro de Artes  de Sines, onde vêm anunciadas, mensalmente, todas as actividades a realizar nesse local. A exposição das nossas obras irá decorrer de 14 a 18 de Junho, díariamente, das 14h às 20h.
   Estão todos convidados, esperamos por todos vós.
    

Torneio de Futebol na Nossa Escola

    Durante este período, nos intervalos estamos a participar no torneio de futebol, que a nossa coordenadora de escola, Carla Pereira, juntamente com os auxiliares da escola promoveram para nós. Jogamos turmas contra turmas e tem sido muito divertido. Cada turma escolhe cinco elementos para a representar e há sempre possibilidade de serem substituidos quando se sentirem cansados. O árbito é o Sr. Paulo e as fiscais de linha são as auxiliares, Srª Eva e Srª Rosário.
    Nós ganhámos todos os jogos à excepção de um. Gostávamos de ser a equipa vencedora, mas ainda temos que aguardar alguns jogos  para conhecermos o resultado final.

Hora do Conto "Café com Leite"

    No dia 4 de Maio, a Carina do Projecto À Priori veio à nossa escola para nos ler uma história que se chama "Café com Leite".  A história fala de um menino de cor que não tinha amigos por a sua cor de pele ser diferente da dos outros meninos. Mas um dia ele conseguiu um amiguinho de côr branca que brincava com ele e que ficou amigo dele para sempre, porque compreendeu que apesar de apresentarmos algumas diferenças na cor e na forma de ser, todos temos os mesmos sentimentos. Todos temos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades de sermos felizes. Não existe ninguém melhor que ninguém, pois todos somos muito importantes.
    Foi uma história muito bonita  e que nos comoveu a todos. 

Presente para o "Dia da Mãe"

    Como o "Dia da Mãe" se aproximava decidimos fazer um doce para oferecermos às nossas mães, nesse dia. Com o dinheiro que conseguimos da venda de alguns legumes  da nossa horta (alface e rabanetes), comprámos tomates, nozes, açucar, canela e um limão. Pedimos emprestada a Bimby à professora dos nossos colegas do 1º G , Lúcia Guerreiro, para confeccionarmos na nossa sala de aula o doce.
    Primeiro, lavámos muito bem os tomates e cortámo-los aos pedacitos. Depois, colocámos o tomate dentro da Bimby, adicionámos açúcar, uma colher de sopa de sumo de limão e três pauzitos de canela. Cozeu tudo muito bem até ficar pronto. Depois, lavámos frasquinhos de iogurte que trouxemos de casa e cortámos tecido em forma de circulo e pedacitos de cordel.
    No computador, elaborámos  um rótulo onde inserimos uma imagem de um ursinho com flores e onde escrevemos o nome do doce e uma frase ternurenta para a mãe.
   Quando o doce já estava frio, juntámos as nozes, colocámo-lo nos frasquinhos que tapámos, primeiro com película aderente e depois com o tecido que prendemos com o cordel.
    Experimentem fazer este doce porque é delicioso.
    As nossas mães adoraram a surpresa.