segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projecto: "A linguagem dos abraços"

    A professora Tânia de Brito, de Exp. Dramática, criou, durante este 3º período, um projecto muito giro, em articulação com os nossos outros professores das A.E.C. e com a nossa professora Suzete Patrício. Durante o terceiro período, ensinaram-nos nas aulas uma coreografia muito gira que apresentámos publicamente, no pavilhão Municipal de Sines, juntamente com os colegas das outras escolas.
    A nossa professora Suzete Patrício elaborou com a professora de Inglês, Joana Martins, umas saias super giras para usarmos no dia da apresentação.
   Nesse dia estávamos lindos e fizemos a coreografia de forma perfeita, muito coordenados com os nossos colegas das outras escolas.
   Após a apresentação, sentimo-nos muito importantes, pois todos nos aplaudiram de pé:)
   Foi um espectáculo muito bonito.









"O Dia da Criança"

    No Dia da Criança, no dia 1 de Junho, a Câmara Municipal de Sines ofereceu-nos um dia diferente e muito divertido, rodeados pelas personagens da história "Alice no País das Maravilhas". Naquele recinto do Castelo sentimo-nos personagens da história. Estava lá a Alice, o gato das riscas, a rainha de copas, as cartas e até o coelho com o seu relógio de corda. :-)
   Com eles fizémos jogos divertidos e variados: labirinto, jogo dos pins, insufláveis, jogo das cadeiras, jogo da malha, pinturas faciais, dança e até ganhámos balões no final, que trouxemos para a nossa sala.
  Foi um dia diferente que adorámos.


  


Direitos da Criança: Actividade original

     Uma semana antes do Dia de Criança a Coordenadora da nossa escola teve uma idéia genial. Cada turma teria que ilustrar, livremente, um direito da criança para depois serem todos expostos no placard, no pátio interior da escola. Nós ilustrámos o direito que a criança tem a ser o primeiro a ser socorrido em caso de acidente/calamidade.
     Para o ilustrarrmos resolvemos utilizar tecido e guaches. A nossa colega Madalena costurou as cortinas e a colcha, que depois nós colámos. Pintámos, ainda, com guache, o que restou da imagem.  
     Ficou muito giro, não concordam?:)





Viagem ao Oriente com os colegas da Secundária Poeta Al Berto

     No dia 31 de Maio, faltavam dez dias para o dia de Portugal (dia 10 de Junho), os nossos colegas mais velhos, da Escola Poeta Alberto de Sines, vieram à nossa sala para nos contar sobre a importância que Portugal teve no passado, na época dos Descobrimentos.
    O navegador português,Vasco da Gama, descobriu o caminho marítimo para a India, que é um país do Oriente e desde então nós pudémos trocar com esses povos tradições, saberes, conhecimentos e produtos. Da ìndia trouxemos chás e as famosas especiarias que utilizamos para preparar pratos deliciosos: caril, açafrão, noz moscada, canela, pimenta, malagueta e etc. E nós portugueses também levámos para lá muitos produtos que eles não conheciam.
   Vocês sabiam que as laranjas vieram do Oriente para Portugal? Pois é, as laranjas e muitos outros frutos que todos nós adoramos saborear.
   No final, os colegas mais velhos ofereceram-nos chá tipico do oriente e uma fatia de bolo chinês.
  Adoramos quando eles vêm à nossa sala transmitir-nos novos conhecimentos, porque nesses dias aprender torna-se numa festa. 



 

A nossa visita à Badoka Park

  A Câmara Municipal de Sines, por meio da Eng.ª Elisabete, do Sector do Ambiente, ofereceu-nos uma visita de estudo à Quinta da Badoca.
   Foi um dia muito divertido porque pudémos ver animais variados e convivermos uns com os outros.
   Primeiro fizémos o percurso do safari, onde vimos as avestruzes, os veados, as cabras brancas, as zebras, os lamas, as girafas e os bisontes. Depois, fizemos um piquenique no parque das merendas, onde almoçamos e saboreámos um gelado.
   Mais tarde, fomos fazer um caminhada pelo pinhal e visitámos os macacos e os chimpanzés. 
   Depois, fomos ver a alimentação dos lémures e salvámos uma tartaruga que não conseguia voltar para o seu lago, por estar presa na rede da vedação.
   No final, fomos, ainda, ver as aves de rapina: mocho, abutre e águia. O mocho poisou na cabeça do João  e no colo do Olavo, mas eles não tiveram medo, porque ele está treinado.
    Foi um dia maravilhoso que gostariamos de repetir.