segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Teatro de Natal" dos alunos da secundária Poeta Al Berto

     No dia 17 de Dezembro, os alunos da Escola Secundária Poeta Al Berto convidaram-nos para assistir a um teatro de natal realizado por eles. Primeiro levaram-nos a conhecer o presépio que eles construiram na biblioteca da escola e depois assistimos ao teatro que foi muito engraçado.
Divertimo-nos e rimos bastante.Nós cantámos e dançámos com eles.
Foi super giro!
                             

A nossa Festa de Natal

     No dia 18 de Dezembro celebrámos o Natal na escola. Todos os meninos e meninas das turmas da nossa escola participaram com canções lindíssimas de natal, com danças e teatro. Nós fizémos uma coreografia com a música do filme "Fame". Há duas razões para a escolha desta música: por um lado, achámos que iria trazer boas recordações aos nossos pais quando a ouvissem e nos vissem dançar pois era a música de uma série de televisão na altura em que eles eram jovens e por outro lado porque achámos que a letra da música tem muito a ver connosco, com as características da nossa turma. Claro que a escolha foi feita com a ajuda de todos os nossos professores (a professora titular, a professora do apoio sócio educativo e coordenadora da nossa escola e os professores das A.E.C). Todos eles em conjunto combinaram a coreografia que iriamos fazer e nos ensaiaram nas aulas. Pensamos que nos saímos muito bem, pois estávamos giríssimos e coordenados, embora um pouco nervosos.
 A colega Madalena da nossa turma foi a apresentadora da festa. Ela estava lindíssima vestida de vermelho.
No final apareceram o Pai e a Mãe Natal que nos trouxeram presentes.
Foi espectacular a nossa festa!! :))))
                          

                            

A nossa sugestão de receitas, para a ceia de Natal: "Sopa Cigana", "Cachupa de Bacalhau" e "Fritos"

Pedimos às senhoras Auxiliares da Acção Educativa da nossa escola para nos darem uma receita de doçaria de natal típica do Alentejo pois é esta a nossa região; pedimos às nossas mães uma receita típica de natal de Cabo Verde, uma vez que alguns de nós têm raizes famíliares desse país e uma receita típica cigana, porque alguns de nós pertencem a essa etnia.
Deixamos aqui a nossa sugestão para a ceia de Natal:

Receita típica do povo Cigano: "Sopa Cigana"Refoga-se 1 cebola fatiada e 3 dentes de alho em azeite. Acrescente 1 talo de aipo picado e 1 colher de sopa de pimentão picado e deixa-se refogar bem. Acrescenta-se 2 tomates picados, sem pele e sem sementes e tempera-se com especiarias (páprika, açafrão, manjericão, canela, pimenta) e com 1 folha de louro. Depois junta-se uma chávena de batatas em forma de cubos; 1 chávena de abóbora partida em forma de cubos e 1 chávena de couve também partida às tirinhas, 1 chávena de grão-de bico e 1 caldo de verduras. Deixa-se ferver e cozinhar muito bem. É deliciosa!

Receita típica de Cabo Verde: "Cachupa de Bacalhau"
No dia anterior a fazer a receita, coloca-se 100g de milho e 100g de feijão vermelho dentro de água. No dia de fazer a receita coze-se o milho e o feijão na panela de pressão durante 40 minutos, em água temperada com sal, pimenta, 1 malagueta e 2 colheres, de sopa, de azeite. Entretanto, lava-se uma couve-lombarda que se deve partir aos pedacitos e colocar junto ao feijão e ao milho, na panela de pressão e deixa-se cozer sem tapar. Depois, num tacho, refogam-se , em azeite, 2 dentes de alho, 1cebola picada e 100g de tomate pelado picado e deixa-se cozinhar. Depois junta-se feijão, o milho e a couve já cozidos que se rega, de vez em quando, com o caldo onde cozeram. Acrescenta-se, por fim o bacalhau em pedaços e deixa-se cozer. Quando cozido coloca-se tudo numa taça. Tem um óptimo aspecto!


Receita de doçaria típica do Alentejo, no Natal :  "Fritos"
Mistura-se muito bem num recipiente 125 g de banha de porco, meio litro de vinho branco alentejano, sumo de 4 laranjas e uma pitada de sal. Amassa-se tudo muito bem com as mãos e deixa-se a massa repousar. Depois com o rolo da massa, estica-se muito bem, cortam-se rectângulos fininhos de massa e fritam-se em óleo bem quente. Quando já fritos, coloca-se por cima açucar. São saborosos!! 

Projecto "Escola com Arte" (2ª sessão)



     No dia 11 de Dezembro tivemos a segunda sessão do Projecto "Escola com Arte". Nesse dia trabalhámos, a partir de um quadro de Picasso, a técnica do cubismo, para isso, inicialmente, cada um de nós  construiu diferentes composições com o tangran e escolheu a sua preferida, que posteriormente reproduziu, utilizando lápis de carvão, numa folha de papel A3. A partir da nossa composição, já desenhada no papel, preenchemos o nosso "quadro" livremente e ilustrámos, utilizando cores quentes (da fase rosa) ou cores frias (da fase azul), consoante a preferência de cada um de nós. Ficaram giríssimos:))))