segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A nossa sugestão de receitas, para a ceia de Natal: "Sopa Cigana", "Cachupa de Bacalhau" e "Fritos"

Pedimos às senhoras Auxiliares da Acção Educativa da nossa escola para nos darem uma receita de doçaria de natal típica do Alentejo pois é esta a nossa região; pedimos às nossas mães uma receita típica de natal de Cabo Verde, uma vez que alguns de nós têm raizes famíliares desse país e uma receita típica cigana, porque alguns de nós pertencem a essa etnia.
Deixamos aqui a nossa sugestão para a ceia de Natal:

Receita típica do povo Cigano: "Sopa Cigana"Refoga-se 1 cebola fatiada e 3 dentes de alho em azeite. Acrescente 1 talo de aipo picado e 1 colher de sopa de pimentão picado e deixa-se refogar bem. Acrescenta-se 2 tomates picados, sem pele e sem sementes e tempera-se com especiarias (páprika, açafrão, manjericão, canela, pimenta) e com 1 folha de louro. Depois junta-se uma chávena de batatas em forma de cubos; 1 chávena de abóbora partida em forma de cubos e 1 chávena de couve também partida às tirinhas, 1 chávena de grão-de bico e 1 caldo de verduras. Deixa-se ferver e cozinhar muito bem. É deliciosa!

Receita típica de Cabo Verde: "Cachupa de Bacalhau"
No dia anterior a fazer a receita, coloca-se 100g de milho e 100g de feijão vermelho dentro de água. No dia de fazer a receita coze-se o milho e o feijão na panela de pressão durante 40 minutos, em água temperada com sal, pimenta, 1 malagueta e 2 colheres, de sopa, de azeite. Entretanto, lava-se uma couve-lombarda que se deve partir aos pedacitos e colocar junto ao feijão e ao milho, na panela de pressão e deixa-se cozer sem tapar. Depois, num tacho, refogam-se , em azeite, 2 dentes de alho, 1cebola picada e 100g de tomate pelado picado e deixa-se cozinhar. Depois junta-se feijão, o milho e a couve já cozidos que se rega, de vez em quando, com o caldo onde cozeram. Acrescenta-se, por fim o bacalhau em pedaços e deixa-se cozer. Quando cozido coloca-se tudo numa taça. Tem um óptimo aspecto!


Receita de doçaria típica do Alentejo, no Natal :  "Fritos"
Mistura-se muito bem num recipiente 125 g de banha de porco, meio litro de vinho branco alentejano, sumo de 4 laranjas e uma pitada de sal. Amassa-se tudo muito bem com as mãos e deixa-se a massa repousar. Depois com o rolo da massa, estica-se muito bem, cortam-se rectângulos fininhos de massa e fritam-se em óleo bem quente. Quando já fritos, coloca-se por cima açucar. São saborosos!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar